Olá, estudantes e profissionais das técnicas radiológicas!
Hoje nós vamos recapitular a anatomia radiográfica do dente.
O esmalte é a parte mais mineralizada do dente, por isso apresenta-se mais radiopaca do que os outros tecidos dentários, ele recobre a coroa.
A dentina tem é menos mineralizada do que o esmalte, por isso apresenta-se mais radiopaca do que ela. É protegida pelo esmalte e representa a maior porção do órgão dentário e na raiz está recoberta pelo cemento.
O cemento recobre a dentina e possui cerca de 22% de sua estrutura constituída por matéria orgânica. Muitas vezes é difícil de distinguir da dentina, pois o porcentual de mineralização dela é de cerca de 17,5%.
Na polpa é onde podemos encontrar o material nutritivo do dente. Na radiografia podemos ver a polpa como a porção mais radiotransparente do dente.
O espação pericementário, ou ligamento periodontal, corresponde a uma estreita faixa entre a raiz do dente e a lâmina dura. Essa porção apresenta-se mais radiotransparente do que as estruturas ao seu redor. É importante lembrar que nas radiografias periapicais dos incisivos inferiores o ligamento periodontal apresenta-se aumentado por causa do maior diâmetro vestibular desses dentes.
A lâmina dura envolve toda a porção da raiz do dente e na radiografia aparece como uma linha radiopaca contínua. O sinal de descontinuidade dessa linha significa alterações periapicais.
1. Esmalte, 2. Dentina; 3. Câmara pulpar; 4. Canal radicular; 5. Osso alveolar (lâmina dura); 6. Ligamento e 7. Crista alveolar. |
Justo o que eu procurava sobre proteção radiológica. Muito obrigada